Está apresentado o candidato socialista à Junta de Carvalhosa. José Maria Leão esteve este sábado junto à Igreja Matriz da freguesia para mostrar uma candidatura “alicerçada na cultura do trabalho, focada nas pessoas, na qualidade das ideias e dos projetos”.
Ao seu lado estiveram Paulo Ferreira, mandatário da campanha do Partido Socialista, e os também Carvalhosenses Miguel Costa, candidato à Assembleia Municipal, e Humberto Brito, candidato à Câmara Municipal de Paços de Ferreira.
Num evento público mas com fortes medidas de segurança impostas pela COVID, José Maria Leão começou por assinalar os principais marcos dos últimos quatro anos: a instalação do Espaço Cidadão em Carvalhosa; as obras nas Escolas Amarelas e brevemente o futuro edifício sede da Junta de Freguesia de Carvalhosa, feitos em parceria com o executivo camarário; o processo de informatização da secretaria da Junta e criação de um arquivo digital de toda a documentação histórica e mais relevante da freguesia; a cooperação com as Instituições de Solidariedade Social para dar resposta a problemas sociais; a recuperação do património material da Freguesia bem como de espaços naturais e de lazer, como os fontanários da São Domingos, Peias, Fontão, Fonte Boa, Pateira e Raivosa; a promoção da candidatura da Ponte Joanina, em parceria com a Rota do Românico, a Património de Interesse Municipal; o apoio material e financeiro
a associações, instituições e grupos; a aquisição de máquinas para que limpeza das ruas e o asseio dos espaços públicos; a aquisição e colocação de placas de identificação do todo o património civil e religioso e das várias instituições com sede em Carvalhosa; a abertura da secretaria da junta todos os dias; a limpeza e a análise da água das minas de Peias, São Domingos, Pateira, e do Engenho; a substituição de todas as lâmpadas de halogéneo por LED em todas as sedes das Associações; a reparação da cobertura e do interior da Capela Mortuária junto ao Cemitério nº 2; a criação do Parque de Merendas da Raivosa; a recuperação e embelezamento da rotunda na rua de Fontão e, por fim, a limpeza das margens dos rios Fontão e Carvalhosa.
Para os próximos quatro anos, José Maria Leão deixa também as medidas concretas a que se propõe, em parceria com a Câmara Municipal de Paços de Ferreira: • Construir um novo Campo de Futebol e Parque de Lazer;
- Construir de raiz um Jardim Urbano no espaço situado na Rua do Facho; • Restaurar as antigas Escolas Brancas e criar um espaço das Artes e Cultura de Carvalhosa, um espaço destinado a acolher exposições, apresentações artísticas informais, teatro, música e colóquios;
- Recuperar o atual edifício sede da Junta de Freguesia e torná-la a Casa das Associações com sede na freguesia de Carvalhosa;
- Promover a modernização administrativa com a disponibilização de um Balcão Virtual que permita aos Carvalhosenses um acesso rápido, fácil e cómodo sem ter que se deslocar presencialmente à secretaria da Junta.
- Por último, desenvolver uma aplicação para telemóvel, tornando o reporte de ocorrências fácil e em tempo real e que tem por objetivo não só resolver as ocorrências no mais breve tempo, mas também aproximar a Junta da população.
No seu discurso, Paulo Ferreira afirma que “Carvalhosa está muito bem entregue, porque “conseguiu, nos últimos quatro anos, fazer aquilo que os cidadãos da freguesia há muito tempo ansiavam”. Já Miguel Costa destaca a importância económica e estratégica de Carvalhosa, por se situar entre as duas cidades de Paços de Ferreira e Freamunde. “Além de uma questão de centralidade, temos de colocar Carvalhosa como uma das três grandes freguesias do concelho”, refere.
Sem esconder a grande amizade que o une a José Maria Leão, Humberto Brito destaca a humildade, generosidade, entrega e vontade do candidato em fazer mais pela freguesia. “Também a mim me exigem que, por ser natural e viver em Carvalhosa, cuide da terra onde nasci. É por isso que assumo estes compromissos ao lado do José Maria”, diz o candidato socialista e atual Presidente da autarquia, adiantando ainda que “a freguesia precisa destas intervenções e mudanças, até pelo estatuto de vila que tem”.
As apresentações dos candidatos do PS e independentes com o apoio do partido prosseguem nos próximos dias, sendo as próximas:
- Domingo, 18/07, 19h00 | Ernesto Lopes, candidato socialista por Eiriz | Monte de São Gonçalo
• Segunda-feira, 19/07, 21h00 | Sameiro Martins, candidata socialista por Ferreira | Parque do Centro Cívico de Ferreira
Info – PS