A tradicional semana gastronómica do capão à Freamunde decorre de 28 de novembro a 13 de dezembro, mas este ano, no pico da pandemia, os criadores e restaurantes estão limitados na sua produção.
Para atenuar os efeitos negativos a Cãmara Municipal desenhou uma estratégia orientada para o uso do sistema leve para casa (take away) para isso oferecendo aos empresários de restauração caixas predefinidas e com imagem comum e dirigida à promoção da ideia: consumir mais capão e divulgar a marca concelhia “Capão à Freamunde”.
Em conferência de imprensa a autarquia – representada pelo presidente do Executivo, Humberto Brito, e a junta de freguesia de Freamunde por José Luís Monteiro- fez-se acompanhar da associação dos criadores de capão, da Ajap e alguns dos restaurantes que têm concorrido na eleição do melhor capão.
Devido à pandemia não haverá concurso propriamente dito, orientando-se os esforços para a comercialização “para fora”, numa atitude de “resiliência” frente às dificuldades como sublinharam os autarcas presentes, que refeririam a necessidade de os populares manterem a concentração na luta contra a pandemia mas não deixarem de “lutar pela economia” de modo que “no próximo ano não estejamos a aqui a usar esta máscara que nos incomoda – como referiu José Luís Monteiro.